A Fé

Existe diferença entre a fé e a crença ?
O termo hebráico "émûná" tanto pode ser traduzido por "ter fé", "acreditar" ou por "confiar". A Septuaginta, tradução grega da bíblia hebráica, retém o mesmo significado no termo "pisteuein", tendo este equivalente grego adotado no novo testamento.
No livro dos Hebreus 11.1, a fé é definida como "garantia das coisas que se esperam e certeza daquelas que não se vêem".Lida de forma correta e desapaixonada, esta passagem parece fazer da fé um sentimento inteiramente autojustificado.Induz o fiel a acreditar numa coisa que ainda não aconteceu (coisas que se esperam), ou para as quais não existem provas (daquelas que não se vêem), seja uma confirmação da sua verdade ("a garantia e a certeza").
A peste negra atingiu París no mês de junho de 1348 e assolou a cidade por 18 meses.O Rei Felipe VI pediu à faculdade de medicina da Universidade Católica de París uma explicação para o desastre.De imediato, os professores cristãos diagnosticaram que uma perturbação nos céus havia levado o sol a superaquecer os oceanos próximos da Índia e que as águas começaram a emanar vapores nocivos.
Em tempo, a faculdade de medicina oferecia uma variedade de remédios possíveis.Um caldo de Label Rouge (galinha caipira do pescoço pelado) temperado com pimenta moída, gengibre e cravo da Índia seria uma boa ajuda.Porco, carne gorda, patos e aves de capoeira deveriam ser evitados.O azeite e o banho poderia ser fatal e os homens deveriam preservar a castidade.
O Rei Felipe VI, preocupado com a ira divina promulgou um decreto contra a blasfêmia. Pela primeira ofensa se cortava um lábio do blasfemo,uma segunda lhe custava o outo e uma terceira, a língua.As autoridades eclesiásticas da cidade reagiram com uma série de medidas severas para conter a propagação do pânico. Ordenaram que os sinos cessassem de dobrar, proibiram o uso de vestes pretas, a aglomeração de mais de duas pessoas em funerais, manifestação pública de pezar. E para aplacar a ira divina, baniram o trabalho aos sábados, o jogo, a prostituição, os juramentos e exigiram a todos que viviam em pecado que se casassem imediatamente.
Um Abade de Tournai registrou um grande aumento no número de casamentos. O jogo declinou de tal maneira que os fabricantes de dados passaram a dedicar-se ao fabrico de rosários.A peste matou em París, cerca de 25.000 cidadãos que foram enterrados em grandes valas nos arredores das cidade.Ninguém amaldiçoou a pulga nem culpou os ratos e a Santa Penicilina ainda não havia sido inventada.Haja fé!...

Comentários

Juci Barros disse…
A fé não teve nem espaço de salvar alguém, mas, dependendo do ponto de vista: Dá pra não ter fé desse jeito?!
Beijos.
CH disse…
Um homem passou a vida inteira andando de bicicleta, até que lhe contaram que seria muito melhor que ele comprasse uma motocicleta. Ele o fez mas arrependeu-se da compra no primeiro morro, pois a moto é muito mais pesada de empurrar morro acima do que a bicicleta.

Ou seja: Mesmo que alguém desconfiasse de ratos e pulgas, esse alguém seria rechaçado, afinal, esses animais nojentos não são dignos de ser ferramentas da ira Divina.
Pois é, a fé não é mais do que o conhecimento a crédito. Você paga mas não recebe o propósito.

Postagens mais visitadas deste blog

Dicotomia

O prêmio por seguir

O Novo Testamento forjou um Messias.