Suicídio intelectual


Todos os fundamentalistas são intolerantes;  sua escassa cultura condena-os a serem assim.  Defendem o que é anacrônico e o absurdo não permitindo que suas opiniões sejam censuradas pela experiência. Chamam de ateu ou herege aquele que busca uma verdade ou persegue um ideal. Os negros queimaram Bruno e Servet, os vermelhos decapitaram Lavoisier e Cherniel ignorando a sentença de Shakespeare. “O herege não é aquele que arde na fogueira, mas aquele que a acende”.
A tolerância dos ideais alheios é a virtude suprema dos que pensam e difícil e inaceitável para os semicultos. Exige um perpétuo esforço de equilíbrio ante o erro dos outros, ensina a suportar esta consequência legítima da falibilidade de todo juízo humano. Aquele que se esforçou muito para formar sua crença, sabe respeitar as dos outros.
A tolerância é respeitar nos outros uma virtude própria, a firmeza das convicções, reflexivamente adquiridas, faz estimar nos próprios adversários um mérito cujo preço se conhece. A crença, síntese de todas as renúncias, é também o ato de renunciar a pensar. Nas crenças tudo é regido pela lei do menor esforço e o lasso enferruja a inteligência. A caixa craniana dos fundamentalistas é um estojo vazio, não consegue raciocinar por si mesmo, como se lhe faltasse os miolos. Desconfia de sua imaginação fazendo o sinal da cruz ou ajoelhando quando esta o preocupa com sua herética tentação. Renega a verdade se ela demonstrar o erro de seus preconceitos. Houve astrônomos que se negaram a olhar o céu através do telescópio temendo ser desfeitos seus erros.
Ignoram que o homem vale pelo seu saber, negam que a cultura é a mais profunda fonte de virtudes. Suas crenças ressecadas pelo fanatismo de todos os credos, abrangem zonas circunscritas por superstições passadas.  Chamam suas preocupações de ideais religiosos e sagrados sem perceberem que são simples rotina enlatada, paródias da razão, opiniões sem juízo, representam o senso comum desenfreado sem o controle do bom senso. Incapazes de ativar sua própria inteligência. Preferem o silêncio e a inércia mental, não pensar é a única maneira de não errar. Seus cérebros são casas de hospedagens sem donos, os outros pensam por eles, que no íntimo agradecem este favor.
Se a humanidade dependesse dos crédulos nosso conhecimento não excederia os do nosso ancestral hominídeo. Nenhum crente teria descoberto que a mesma força que faz a lua girar para cima é a mesma que faz a maçã Newtoniana cair ao chão. Mas são capazes de criticar, se opondo levianamente, à células tronco, aceleração de partículas, teoria do campo unificado teoria quantica, antimatéria ou Bóson W.

Comentários

Queria me desculpar, aos que sentem prazer em acessar esta sala, pela demora em postar atualidades. Espero postar mais amiúde minhas indigestões. Gostaria de dizer que se denominar ateu é um problema, pois poucas pessoas sabem que ateísmo não é uma doença contagiosa. Ser ateu é para quem pode e não para quem quer.
Levi B. Santos disse…
Trinta anos atrás os evangélicos eram 6% da população. Agora são 22%. O Brasil promete..., Miranda

Se continuar nessa balada, daqui a 20 anos, Silas (ou o Edir) vai emplacar como candidato a presidência da república das bananas .
Aí se cumprirá o que diz o Apocalipse de João. Pena que ninguém quer ser o anticristo ... (rsrsrs)
Eduardo Medeiros disse…
Mirandinha, seu único equívoco é pensar que ateísmo é sinônimo de cultura.

mas creio que em breve, a luz te iluminará e você será consagrado bispo-mor da única, santa e imaculada igreja de deus, Logos e Mythos.
Caro Levi,

Concordo plenamente com você; o Brasil está se bestializando e até já elegeuum analfabeto a presidente, Silas, Edir ou Valdemiro é saldo.
Edu meu caro,

As nossas universidades formam engenheiros que não sabem calcular, médicos que não sabem receitar, advogados que não passam pela prova da OAB e professores que não sabem ler. Não causa adimiração se todos forem cristãos. A decadência também se mede pele crença.
Caro Levi,

O PT terá mais uns quatro mandatos presidenciais para saquear o Brasil.
Estes líderes religiosos estarão de ossos brancos quando surgir a oportunidade de se candidatarem para presidir a massa falida.
MIRANDA disse…
Caro Altamirando

Como digno estudante de engenharia de produção que sou, existem realmente engenheiros que não sabem calcular. Na minha sala existem vários e me pergunto porque querem fazer engenharia. Se bem que engenharia não se resumo a cálculo também. Mas esses se aplicam ao seu próprio texto: querem que os outros calculem por eles, por isso a falta de conhecimento de cálculo. Querem que os professores os ajudem, por isso não precisam se esforçar e acreditam em tudo que lhes dizem que é verdade. Assim são os cristãos. Como um verdadeiro ex cristão, acreditava em tudo que eles me dissessem. No final: falhei. Não deu mais para acreditar na Carochinha.
Abraços.
Miranda meu amigo,

Que bom ter comparcidade e afinições.
Tenho um filho "Engenheiro de Produção" ateu e sabe cálculos.
Eu não acho que o ateísmo seja sinônimo de cultura, mas o fundamentalismo caracteriza a falta dela.
Eduardo Medeiros disse…
E eu que pensei que as universidades eram laicas...

E curiosamente, as melhores universidades(e colégios) são as que não são laicas, ligadas a alguma tradição religiosa: as PUCs, a Metodista, a faculdade batista...
Eduardo Medeiros disse…
apenas engenheiros ateus sabem calcular.

Essa eu também não sabia....heeeee

Põ, mas que coisa chata essa verificações!!!! e se eu for um robô e querer comentar, como fica????
Eu não acho que o ateísmo seja sinônimo de cultura, mas o fundamentalismo caracteriza a falta dela.
Frase genial! Assim como teu texto. Tu demora a postar, mas quando posta...
Edu meu caro,

Não quero dizer do laicismo das universidades. Quero dizer da qualidade do ensino, talvez porisso sejam, também cristãos. "Ou seja: além da queda, o coice".
Edu meu caro,

Desde quando as Universidades Metodista e Batista figuram entre as melhores? Só se for no seu Brasil...

Também não disse que só engenheiros ateus sabem calcular. Falei com todas as letras que o fundamentalismo é sinônimo de ausência de cultura.
Alexandre Condor,

Que bom, tê-lo aqui. Pois é, de vez em quando eu publico minhas osmoses.
Edu meu caro,

Se você for um robô criado por um cientista, saberá se comunicar até na linguagem gray ou reptiliana, eu vou te entender. Mas se for criado por um fundamentalista, poderá explodir meu blog. He, he, he...
Anja_Arcanja disse…
Mirandinha, o que dizer de seu texto? Destaco eta frase: Incapazes de ativar sua própria inteligência. Preferem o silêncio e a inércia mental

Não seria ótimo também se o silencio e a inercia mental se refletisse em suas bocas? Mas não1 Insistem em apregoar suas crenças descabidas e bradar: isto não é de deus!

rsrs Vou replicar no meu blog ok?

Parabéns querido... Bjux
Anja, obrigado pela visita.

Elesnão raciocinam, vomitam teorias infundadas com o mesmo tema. Haja saco!...
MIRANDA disse…
Altamirando

Essa semana vi no face um moça postar que "se deus não existisse não haveria ateu". Não estou preocupado se ele existe ou não e nem me interessa. Só não crer já me basta.
Miranda,

Isto acontece porque certas pessoas com pouca cultura acham que ser ateu é ser inimigo de Deus. Ateu, também pode ser sinônimo de desconfiado, descrente, realista. Para algumas pessoas a palavra ateu é uma pecha. Para eu, este é um defeito que me lisongeia.

Postagens mais visitadas deste blog

Dicotomia

O prêmio por seguir

O Novo Testamento forjou um Messias.