A verdade fundamental



A existência de uma ordem moral que a humanidade possui, tem algum sentido ou propósito superior. Talvez a origem deste propósito seja algo que possa ser chamado de Deus. Há os deuses que povoaram a história humana, deuses da chuva, da guerra, dos trovões, deuses criadores, deuses para todos os fins como o Deus Abraãmico. Estes deuses existem na mente das pessoas e, provavelmente, em nenhum outro lugar. Então, alguns religiosos que gostariam de ser mais modernos, criaram um Deus à sua imagem e semelhança, sobre humano, com uma mente parecida com a nossa com uma abrangência muito maior, fruto de sua própria antroponomia. Um Deus onisciente, onipotente e com o bônus de ser infinitamente bom. Este  não é o único tipo de Deus que existe.
Os cientistas elegeram uma pequena partícula como sendo uma realidade científica absoluta, o elétron. Mas os elétrons são, uma partícula ou uma onda?  Concebê-los com apenas uma das fórmulas seria incompleto, embora concebê-los como sendo ambas, seria inconcebível...  Os elétrons são apenas a ponta do iceberg. Em geral, o mundo quântico se comporta de maneira que não faz sentido para nossas mentes. Vários aspectos da física evidenciam a propriedade a qual Héinz Pagels chamava de estranheza quântica. A falta de conhecimento para entender alguma coisa com exatidão não significa que esta coisa não exista. Ao que parece, algumas coisas são só inconcebíveis, mesmo assim são coisas. O mesmo princípio rege as religiões onde todas são inconcebíveis aos olhos das outras. Muitas se comportam evidenciando o que Richard Dawkins chama de caos cristão.
Embora os cientistas sustentem que conceber sem precisão a realidade subatômica seja uma forma válida de conhecimento, muitos destes físicos não aprovariam se tentassem adotar artifício semelhante em um contexto teológico.
Ora!... Qual é, exatamente, a diferença entre a lógica da crença dos físicos nos elétrons e a lógica numa crença em Deus?   Cientistas percebem padrões no mundo físico tais como no comportamento da eletricidade, postulam uma origem para este padrão e chamam esta origem de elétrons.
Aquele que acredita em Deus, percebe padrões morais no mundo físico, postula uma origem para estes padrões e o chama de Deus. Deus é o desconhecido que dá origem à ordem moral, é o responsável moral por a vida ser sensível, passível de bons e maus sentimentos. Deus deu a cada ser humano um eixo moral em torno do qual organizamos nossas vidas se assim o quisermos.  Sendo humanos, sempre concebemos esta origem de ordem moral de maneira erradamente grosseira mas, poderíamos dizer o mesmo acerca de conceber elétrons. Logo, nossa atitude diante da origem de ordem moral será a mesma que a dos cientistas diante da origem subatômica de ordem física, como um elétron.
Se não podemos entender com clareza o que é um elétron, quais seriam as nossas chances de entender Deus com clareza?   Mas se dissermos que acreditamos em Deus mesmo reconhecendo que não temos uma ideia clara do que é Deus e que não podemos provar se ele existe por si mesmo, então nossa crença não tem fundamentos. O homem criou este Deus.

Comentários

Há algum tempo, o meu capacete não tem me dado espaço para leitura nem publicação dos meu prazeres mas hoje resolvi trair o meu trabalho. Estou me dedicando ao prazer. Como eu tenho este sentimento alfinetando e já fui apelidado de "Cospe ácido", aqui estou. Espero que flua.
Importante sempre deixar uma reflexão para os que gostam de "pensar".

Sucessos!
Obrigado Enéias,

Não estou conseguindo comentar suas postagens. Sempre aparece a inscrição de erro na repetição da palavra chave.
Caro mirandinha

Belo texto

Sua frase inicial do texto:

A existência de uma ordem moral que a humanidade possui, tem algum sentido ou propósito superior. Talvez a origem deste propósito seja algo que possa ser chamado de Deus.

Reflete um pouco o que penso em relação às suas ideias exposta na confraria.

Tenho concordado com grande parte delas dentro de um contexto e o que diferencia são as atribuições ou conotações diferentes.

Eu creio que esta força que move tudo é Deus, mas como você mesmo gosta de provocar: eu não tenho provas, apenas creio.

valeu gostei do texto sempre inteligente e com um nível elevado de informações concretas.
Amigo Gilberto,

Como é boa a visita dos confrades. Obrigado volte sempre com comentários assim que aprouver.
Eu acredito que a ordem moral que a humanidade possui, tem algum sentido ou propósito superior. Talvez a origem deste propósito seja algo que possa ser chamado de Deus, mas não o Deus cristão. A história do Deus cristão é muito infantil para a complexidade da grandeza do que eu imagino. Mas eu já tenho noção dela.

Postagens mais visitadas deste blog

Dicotomia

O prêmio por seguir

O Novo Testamento forjou um Messias.