Destino ou Acaso?

Assim que somos gerados inicia-se a replicação do DNA onde contém todas as informações das nossas características herdáveis. Metade de cada um dos pais. Não é por acaso que temos olhos azuis ou cabelos encaracolados. O DNA replica nossas características fisiológicas mas também herdamos a parte mais estável e imodificável no aspecto genético da personalidade. Entretanto, enquanto dura a gestação, somos influenciados pela variação atmosférica, pressão barométrica e, também, pela alimentação da mãe,  pois somos vulneráveis a vírus e parasitas externos. O bater de asas de uma borboleta pode ter efeito catastrófico, mas após nascer nós somos únicos.
 Apesar de sermos parecidos fisicamente com parentes próximos não quer dizer que teremos personalidades similares. Somos influenciados por fatores que irão formar nossa personalidade como o ambiente, os valores morais, as crenças, as experiências afetivas e a socialização dependendo de nossos atributos físicos e mentais.
Não me venham querer provar que existem pessoas predestinadas a isto ou aquilo. São regidas por um destino que é um plano criado por Deus que não pode ser alterado pelos seres humanos. Entretanto o cristianismo não acredita em predestinação absoluta e defende que Deus presenteou o homem com o livre arbítrio. Há filósofos que consideram a expressão “livre arbítrio” absurda. Hobes diz que se este é um poder definido pela vontade, então ele não é livre nem não-livre.. É um erro atribuir liberdade à vontade.
Também não gostaria que aficionados por pseudo-ciência tentasse me provar que a posição relativa dos astros pode ser usada como informação sobre a personalidade e outros assuntos relacionados à vida humana. A astrologia já foi refutada por Carl Jung por não ter embasamento científico.

Tudo que acontece com o homem é fruto de sua vontade, determinação, perseverança ou acaso. Ele colhe o que cultiva. As flores que nascem em seu jardim não foram adubadas por Deus, assim como as urtigas germinadas não foi obra de Diabo.

Comentários

guiomar barba disse…
"São regidas por um destino que é um plano criado por Deus que não pode ser alterado pelos seres humanos." Esta afirmação é herética, seria atribuir a Deus a culpa por todas as mazelas do homem.

"Entretanto o cristianismo não acredita em predestinação absoluta e defende que Deus presenteou o homem com o livre arbítrio" Existem duas linhas de pensamentos que são motivo de muita polêmica no meio evangélico. Os calvinistas acreditam piamente que Deus na sua soberania destinou alguns para salvação e determinou todos os seus passos. Para eles não existe o livre arbítrio. Já os arminianos acreditam que o ser humano tem plena liberdade de escolha e responsabilidade moral por seus atos, partindo do princípio de que a dignidade humana requer a liberdade absoluta.
Guiomar, não contradiz tua crença.... Quer dizer, então, que seu Deus só é responsável pela bonança? Quem dá o castigo? Ora!, ora! Guiomar se seu Deus é onipotente, onisciente e onipresente, ele é responsável por suas marionetes tanto na alegria quanto na tristeza. Se ele é o dono da vida tem também o domínio sobre a morte. O "livre arbítrio, Guiomar, é uma cortesia da ignorância.
Partindo do princípio de que a dignidade humana requer a liberdade absoluta, o indivíduo não pode ter cabresto. Sua mente não pode ser encarcerada numa gaiola dogmática.

Postagens mais visitadas deste blog

Dicotomia

O prêmio por seguir

O Novo Testamento forjou um Messias.