A civilização Harapiana


Provavelmente nenhum leigo já ouviu falar sobre a Civilização Harapiana pois a história oferece mais dados sobre a história antiga da civilização do Crescente Fértil no Mediterrâneo tais como Egito, Grécia e Roma. E com razão, lá é o berço da sua religião.
A Civilização Harapiana surgiu há entre 8 e 9 mil anos aC  e floresceu no Vale do Indo e seus afluentes abrangendo uma área de 1,5 milhões de km² onde hoje faz parte o Paquistão e Irã. No seu auge, entre 2600 e 1900 aC poderia contar com 5 milhões de almas. Suas principais cidades todas com mais de 20.000 habitantes eram: Mohenjo-Daro e Harapa. Também existiam Lotal, Taxila, Dolavira, Chanrudaro, Mergar e Banawali. Em algumas destas cidades, sua construção foi planejada Com ruas retas, canais de irrigação, água potável, banhos públicos e algum saneamento como coleta de lixo. Enterravam seus mortos, adoravam o Deus Shiva e tinha como idioma o Sãnscrito. A história das raças zebuínas atribui a formação da raça Guzerá a esta região por volta de 4\5 mil aC e foram os primeiros a criar galinhas.
Por outro lado, mesmo o leigo conhecendo algo sobre a história do cristianismo formada no Crescente Fértil e sabendo de uma cidade chamada Jericó, citada várias vezes na bíblia, não sabem que ela foi formada 6000 anos  antes de Javé  moldar Adão no barro e construir o mundo hebreu. Pois bem: Jericó foi considerada a cidade mais velha encontrada no Crescente Fértil. Data de 11000 aC. Foi um grande centro de adoração de deuses lunares. Também foi centro de administração de impérios. Enquanto todas estas civilizações já haviam dominado a agricultura e já criavam animais domesticados, Onde estavam os hebreus? Héin?
Em 2500 aC os Hebreus era uma tribo nômade do deserto de número reduzido. Eram coletores, caçadores e canibais. Eram monoteítas e ofertavam seus filhos em holocausto ao seu deus antropomórfico. Em épocas de crises vendiam seus filhos como escravos. Praticavam o incesto e tinham desvio de caráter. Apesar de serem monoteísta praticavam o ocultismo. Eram preguiçosos e quando desciam para o vale era para pedir algo em nome do seu deus vingativo. Suas leis, sua ética, seus ensinamentos  e sua crença foram transmitidos  por tradição oral até o século lV aC daí para hoje muita coisa foi acrescentada.
Pasmem!!!  Eu acredito na bíblia.
Na verdade a bíblia é um livro de antropologia que descreve a origem, evolução, cultura, fisiologia, psicologia, características raciais, costumes sociais e  crenças do povo hebreu. Eu vou para galera se alguém me pedir para mostrar qualquer item destes na bíblia.

Comentários

Com certeza esta é mais uma postagem sem comentários. Os que sonham refutar não tem cultura suficiente e os quetem não querem adicionar informações.
guiomar barba disse…
Como leiga e analfabeta funcional, fico-lhe grata por esta aula.
Na verdade não sei de quando data a Civilização Harapiana, mas de uma coisa não tenho dúvidas que os primeiros seres humanos a habitarem a terra, foram Adão, Eva e os seus descendentes. É interessante como se tenta desmerecer a Bíblia, negar os fatos com histórias até mais antigas, do que este precioso livro também histórico e espiritual, nos conta.

Os hebreus procederam de Jacó. Caminharam pelo deserto após a escravidão do Egito, não exatamente nômades, porque eles sabiam para onde iam.

Os hebreus só anuíam as práticas dos povos que não conheciam a Deus, quando eles mesmo se afastavam de Deus. No entanto, sempre voltavam arrependidos.


Você: "Eram monoteítas e ofertavam seus filhos em holocausto ao seu deus antropomórfico. Em épocas de crises vendiam seus filhos como escravos. Praticavam o incesto e tinham desvio de caráter. Apesar de serem monoteísta praticavam o ocultismo. Eram preguiçosos e quando desciam para o vale era para pedir algo em nome do seu deus vingativo." MOSTRE-ME AS REFERÊNCIAS.

Bem Guiomar Barba. Embora tardiamente, vou responder sua arguição usando as evidências publicadas em seu livro de cabeceira, a Bíblia. Vamos lá: Vender entes queridos como escravo. - Gên 37. Na época existia o comércio de escravos e os nômades do deserto usavam deste artifício para abastecer as sociedades ricas do vale do Nilo. Não era costume só dos hebreus. Sobre relações incestuosas: Gên 20:12 - Sara e Abraão eram irmãos. Gên 11:27 Ló e Milka eram irmãos. Gên 19:30,38 Ló e suas duas filhas. II Sam 13:2 - 14:28,29 Amnon e Tamar eram irmãos e filhos de Davi. Sobre falta de caráter: Gên 12:13, Sobre prostituição: Gên 27:2 a 27, Sobre ocultismo: Gên 12:16, Ex:28:30. Este antropomorfismo do teu Deus deveria ter escolhido uma tribo com melhores atributos.
guiomar barba disse…
Bom dia meu querido. Obrigada pela réplica. Sigo orando por você.

Antes da réplica, quero lembrar a você que o povo de Israel, era tão humano como qualquer um de nós, portanto, sujeitos a desobediência. O lindo disto é que Deus, mesmo conhecendo o ser humano, Ele oportuna a todos vivenciarem uma vida justa, conforme os seus ensinamentos, no entanto, não os tolhe do livre-arbítrio, advertindo, no entanto, que cada um de nós é responsável pelas consequências das nossas atitudes.

Gêneses 37 – Deixa bem clara a inveja dos irmãos de José e o desespero do Rubén quando viu que o seu irmão não estava na cova. Mais tarde José dando- se a reconhecer aos seus irmãos, ele lhes diz: “Vós bem intentastes mal contra mim, porém Deus o tornou em bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar em vida a um povo grande. ” (Gên. 50. 20).
Lembre-se que José de escravo, passou à conselheiro de Faraó e depois, governador do Egito.

A escravidão não foi um sistema determinado por Deus, mas uma decisão do homem vendido ao seu instinto pecaminoso. Deus permitiu sim, como permitiu e permite que o homem repudiasse a sua esposa, matasse, roubasse, etc. No entanto, haviam leis que não permitiam que o escravo fosse tratado como um animal e que o assassino fosse punido etc.

Você: “Não era costume só dos hebreus. Sobre relações incestuosas: Gên 20:12 - Sara e Abraão eram irmãos. Gên 11:27 Ló e Milka eram irmãos. Gên 19:30,38 Ló e suas duas filhas. II Sam 13:2 - 14:28,29 Amnon e Tamar eram irmãos e filhos de Davi. Sobre falta de caráter: Gên 12:13, Sobre prostituição: Gên 27:2 a 27, Sobre ocultismo: Gên 12:16, Ex:28:30. Este antropomorfismo do teu Deus deveria ter escolhido uma tribo com melhores atributos.”

Não esqueça que Abrão e Ló foram criados em religião pagã.

Gên 12.13 – por acaso, estamos livres, em um ato de desespero de tomar uma atitude semelhante? Veja que em ambos os casos Abrão foi descoberto. A atitude dele revela falta de confiança nas promessas que Deus lhe havia feito, no entanto, já com Isaque, ele se revela uma pessoa de uma fé inabalável.

As filhas de Ló em um gesto extremamente nobre, por uma questão cultural, decidiram embriagar seu pai, já velho, tendo relações com ele, para não deixar que o seu nome fosse apagado da terra.

No caso de Amnon e Tamar, na verdade, houve um hediondo estupro. (Levítico 18) eram as leis de Deus.

Deus quando escolheu Jacó para formar a nação de Israel, Ele pretendia que a nação tivesse um regime teocrático, onde o próprio Deus diria as regras políticas, jurídicas, conduta moral e ética, tornando-a modelo para todas as demais nações. No entanto, o povo após ter um sacerdote de moral ilibada, (Samuel), decidiu ser como todas as outras nações, ter um regime monárquico. Deus então, não sendo um ditador, apenas lhe advertiu de como se portaria o rei, subjugando-os aos seus caprichos, mas endurecidos em sua cerviz, não deram ouvidos ao conselho de Deus, tornando-se uma nação como as demais.

Você: “. Este antropomorfismo do teu Deus deveria ter escolhido uma tribo com melhores atributos.” Onde existe aglomeração de homens, sempre existirá células podres.







guiomar barba disse…
você: "e ofertavam seus filhos em holocausto ao seu deus antropomórfico"

Só lembro de um caso na bíblia, em que um homem chamado Jefté jurou oferecer em holocausto a primeira pessoa que saísse da sua casa e para seu desespero, saiu sua única filha. Deus não pediu tamanha loucura.

"praticavam o ocultismo"

"Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações.
Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti."

Deuteronômio 18:9-12
Valeu por haver refutado. Não obstante sua refuta foi mais um pano quente tentando amenizar a maldade da sua seita nos primórdios da sua formação. Tudo o que você quiser de bom a Bíblia te mostra um exemplo seguido por um fiel. Tudo o que você quiser de mal, socialmente proibido, anti ético a \bíblia te mostra um exemplo seguido por um fiel seguidor. O que você procurar, acha. Não adianta procurar peneira para tapar este "sol" que insiste em pregar suas falsas verdades.
guiomar barba disse…
Não preciso de pano quente, não preciso tentar negar que o ser humano é inclinado a toda classe de mau. Nós somo livres para fazer nossas escolhas.
Os autores bíblicos poderiam muito bem, não ter posto à descoberta às roupas sujas dos isralitas, mas escolheram a honestidade.

Você: "Tudo o que você quiser de bom a Bíblia te mostra um exemplo seguido por um fiel" com certeza, isto confirma a nossa livre escolha. O exemplo de Ló, de José no Egito, de Daniel, de tantos outros, nos dá testemunho de que sempre terá aqueles que decidem por escolher o bem.


Cara amiga Guiomar Barba, obrigado pela visita. Todas as sociedades tem em sua formação algo de vergonhoso. Crimes, roubos, falta de caráter, violência, estupros e outros mil atos que pode envergonhar seus filhos ao longo da história. Foi assim com alemães, holandeses, espanhóis. portugueses, franceses etc. Até o Australiano tem lama em sua formação. Os autores bíblicos não poderiam esconder a sujeira cometida por israelitas. Não conseguiriam pois seus descendentes diretos, os judeus, praticam este desvio de caráter até hoje. São mentirosos. falsos e violentos. Claro que há alguns que decidem escolher o bem. Para você ter uma idéia de como eram os israelitas lhe indico "https://www.academia.edu/38935949/Como_reconhecer_e_identificar_um_judeu " e "A invenção do povo judeu" de Slomão Sand.

Postagens mais visitadas deste blog

Dicotomia

O prêmio por seguir

O Novo Testamento forjou um Messias.