Urim & Tumim

Urim e Tumim é um nome dado a um processo de adivinhação utilizado pelos  israelitas para descobrir a vontade de Deus no período babilônico se iniciando com as ordens de Deus a Moisés quando este ordena a Moisés a construção do tabernáculo e como seria ornamentada a vestimenta divina de Arão, que seria seu meio de comunicação doravante. Seu telefone vermelho.. Este processo constava de duas pedras preciosas contendo o nome das doze tribos. Seis em cada uma. Em uma placa peitoral dobrada ao meio formando uma bolsa, ficavam as duas pedras que quando lançadas certos nomes se acendiam de acordo com as questões perguntadas.
Há a possibilidade dessas pedras serem apenas um elemento simbólico que representava um dom especial concedido ao sacerdote. Este processo de cartomancia, cleromancia, radiestesia ou adivinhação perdurou até o Rei Davi (Ed 2:63 – Ne 7:65)... Mas quando o Urim e Tumim não funcionava a contento, o insatisfeito profeta recorria a outros métodos também divinos. O Rei Saul fez uso do Urim e Tumim (I Sm 28:6). Ele consultou seu senhor mas este não lhe respondeu nem por sonho, por coincidências nem por profetas. Então o Rei Saul foi procurar a feiticeira, Pitonisa de Em-Dor. Se nada foi biblicamente comentado é porque o Rei Saul foi atendido.
Então, meus “irmãozinhos na fé”. Eu, como herege ateísta, ignóstico (ignóstico mesmo), sociofóbico religioso, vos conclamo a ler a bíblia. Esta mesma bíblia que está sob seu braço imóvel. Nela está contida os mandamentos que regem seus sonhos, suas vontades, seu caráter, sua fé, seu preconceito religioso e sua vontade de viver. Mas também, nela, está contida a descrição dos atos praticados pelos seus profetas sem preconceito ao candomblé, cartomancia, adivinhação por dados, lançamento de sorte. Seus profetas eram místicos ungidos tanto quanto são os nossos profetas João Paulo II, Valdemiro Santiago, Padre Cícero e tantos outros mercenários da fé inspirados pelo mesmo Espírito Santo.
Vou ajudá-los...
Êx – 28:30
Lev – 8:8
Nu – 27:21
De – 33:8

Atos – 1:26

Comentários

guiomar barba disse…
Uma vez que o A.T é a sombra do N.T.Deus usou muitos símbolos para manifestar-se a Israel, como "Urim e Tumim" permitida a consulta apenas aos sumos sacerdotes.

"Ponha também o Urim e o Tumim no peitoral das decisões, para que estejam sobre o coração de Arão sempre que ele entrar na presença do Senhor. Assim, Arão levará sempre sobre o coração, na presença do Senhor, os meios para tomar decisões em Israel. " (Êxodo 28:30).


Você: "Mas quando o Urim e Tumim não funcionava a contento, o insatisfeito profeta recorria a outros métodos também divinos."

Primeiro Saul não era profeta.
Segundo: Ele não era sacerdote, portanto não tinha o direito de consultar urim e tumim.
Terceiro: A necromancia nunca foi um método divino, muito pelo contrário, era um ato absolutamente proibido por Deus.
Quarto: Nenhum profeta de Deus pode ser comparado aos mercadores da fé de hoje, nem de ontem.
Todas as referências citadas por você, se referem a um mesmo procedimento no qual Deus revelava sobre a inocência ou culpa do(s) consultante(s). Você não encontra em nenhum texto bíblico profetas, sacerdotes, apóstolos, mestres, etc. consultando espíritos de pessoas que já morreram, até porque é impossível.

Êpa,, Guiomar. Não falei que profetas,apóstolos,mestres etc consultavam pessoas mortas. No texto baseado na bíblia eu descrevo o ato de adivinhação por profetas ou com anuência de profetas. Em outras partes da Bíblia, Deus condena o ato. Por isso que digo que o livro de capa preta que rege o protestantismo é cheio de contradições, mentiras ensinamentos sociais degradantes.
guiomar barba disse…
Eu não falei que você disse. Eu falei que a necromancia era proibida por Deus e foi exatamente o que Saul fez quando procurou a feiticeira, tentou uma consulta aos mortos. E citei como exemplo os apóstolos, os sacerdotes, os profetas e os mestres que jamais usaram esta prática.

Urim e Turim não eram um meio de adivinhação e sim um meio através do qual Deus respondia as perguntas. Os consultantes não tinham que adivinhar, Deus respondia claramente através destes instrumentos as perguntas dos consultantes.

Agora eu entendi. Como os profetas Abraâmicos eram analfabetos, Deus psicografava seus desejos através do Urim & Tumim. Psicografia, jogos de dados, cartomancia, tarot, arcanos menores,nomenomancia ou teomancia é charlatanismo. Não sei por que o crente abomina a prática hoje.
Thamires disse…
Muito obrigada pelo esclarecimento, Guiomar.

Postagens mais visitadas deste blog

Dicotomia

O prêmio por seguir

O Novo Testamento forjou um Messias.