EPMURAS

Nos julgamentos de raças zebuínas de corte todos os juízes da ABCZ usam como base esta seqüência de letras: EPMURAS.
Elas são analisadas individualmente em cada animal participante daquela prova para que o melhor conjunto seja classificado.
Qualquer juiz tem em mente o modelo do animal perfeito ou o conjunto ideal. O olho humano é a melhor e mais antiga ferramenta de seleção bovina. Não existindo nenhum instrumento capaz de ser tão integrador. Estes julgamentos, ou classificação tem como objetivo o melhoramento genético do rebanho, redução de custos, enfim... Só melhorar.
As sete características avaliadas para este programa de melhoramento são:
(E) – Estrutura corporal
Prediz visualmente a área que o animal abrange visto de lado, comprimento corporal e profundidade de costelas. Notas de 1 a 6.
(P) – Precocidade
Animais precoces permanecem menos tempo no pasto ou confinamento, encurtando o ciclo de produção e conseqüentemente aumentando os lucros. Nota de 1 a 6.
(M) – Musculatura
Animais mais musculoso e com músculos bem distribuídos além de pesarem mais, apresentam melhor rendimento e qualidade de carcaça. Notas de 1 a 6.
E, P e M nos permitem uma concepção espacial do animal, pois a característica E analisada em conjunto com a característica P irá indicar as proporções dos lados deste retângulo. Ao incluirmos a característica M, daremos a terceira dimensão. Esse paralelepípedo formado será a estimativa do volume. Esta concepção se torna mais precisa visivelmente quando se acrescenta peso e altura. Notas de 1 a 4.
(U) – Umbigo
É avaliado a partir de uma referência do tamanho e do posicionamento do umbigo. Serão penalizados os indivíduos que apresentam prolapso de prepúcio. Notas de 1 a 4.
(R) – Caracterização racial
Todos os itens previstos nos padrões raciais do animal julgado devem ser considerados. O tipo racial é um distintivo forte e tem valor de mercado, justificando sua inclusão em qualquer programa de melhoramento. Notas de 1 a 4.
(A) – Aprumos
Serão avaliados através das proporções, direções, angulação e articulações dos membros anteriores e posteriores. Notas de 1 a 4.
(S) – Sexualidade
Busca-se masculinidade nos machos e feminilidade nas fêmeas. Estas características estão diretamente ligadas a eficiência reprodutiva do animal. Notas de 1 a 4.
Os animais que obtiverem notas muito baixas na metade da avaliação geral, normalmente são desclassificados.
É na cabeça que se encontram as regiões que definem, quanto ao tamanho, posição e conformação a que grupo racial pertence o animal. Chamamos isto de expressão racial.
O conceito desta busca pela eficiência é identificar os animais que apresentam a melhor harmonia nas características econômicas de interesse, inseridas em um plano maior de relações com outras atividades.
Se... Os eleitores brasileiros usassem esta mesma metodologia para julgamento de seus políticos. Como seria essa busca pela eficiência?
Peço desculpas aos grandes raçadores como: Rastã, Ludy, Visual, Big Ben, Idílio e Fajardo, entre muitos pela comparação chinfrim. Vou julgar um político. O nosso presidente eleito por duas vezes consecutivas.
Na característica E ele tem nota 1. Sua estrutura corporal é nanica, barrigudo, atarracado e tem membros inferiores diminutos, dificultando assim sua mobilização. Por isso o uso excessivo de aeronaves.
Na característica P sua nota é a maior, nota 6. Não aniversariou no primeiro e único emprego. Tem o menor tempo de contribuição sindical. Foi o desocupado mais bem pago do país e educou filhos na Europa com aposentadoria de metalúrgico. Saiu, de sindicalista a presidente da República sem ser vereador, prefeito, deputado ou senador de expressão.
Quando foi eleito entrou mudo e saiu calado, e sua ascensão foi meteórica.
Na característica M a nota também é 1. Que musculatura tem um jogador de porrinha, dominó, damas ou levantamento de copos?
Na característica U a nota também é 1. Pobres no nordeste nascidos onde todos os partos são assistidos por parteiras, as crianças tem o umbigo tufado para fora. Prolapso. Ele não pode ser exceção.
Na característica R sua nota, com otimismo, é 1. Sua raça é indefinida, tem orelhas espalmadas, a da direita é levemente prócera e a da esquerda é totalmente opistócera, sua ganacha é saliente e tem o chanfro torto. Sua cabeça não tem expressão de nenhuma raça que, por ventura, formou seu biotipo.
É um mestiço e se fosse bovino seria chamado pé duro.
Na característica A sua nota melhorou um pouco, vou dar 2, apesar de ser junteiro e aberto de frente, tem os pés cambaios e é náfego.
Na característica S sua nota também é 2. Pois apesar de nordestino fez poucos filhos. Talvez devido a característica A ou a falta de genética. A fertilidade é transmissível.
Na característica P (precocidade), ele provou que é raçador. Imprimiu na prole. Seu filho aprendeu multiplicação geométrica com precocidade ímpar. Parece ser mesmo genético, veja os irmãos.
Na próxima eleição vou votar como se julga zebu e analisarei a característica racial e a precocidade com mais carinho, já que o conceito desta minha busca é pela eficiência de identificar os políticos que apresentarem melhor harmonia nas propostas de melhoramento do nosso I.D.H. Certamente serei premiado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicotomia

O prêmio por seguir

O Novo Testamento forjou um Messias.